segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Espírito que anda!!!

Você acha que este símbolo acima é da sadowloo, ligada ao M. Bison. Nada, isso ai é o símbolo que marca os corruptos e criminosos que rondam por terras selvagens, por onde tem o Espírito que Anda. Sim, um ícone dos quadrinhos, o Fantasma é um super sem ser super, mas é um herói. Batman se inspirou nele? Depois dele os heróis adotaram definitivamente os colans pelo corpo com mascaras negras que poderiam disfarçar voz e rosto de todos, até de sua própria mãe?!


Lee Falk criou o Fantasma após o sucesso do Mandrake. O personagem foi o primeiro super-herói a usar um uniforme, composto por uma máscara preta e um colante roxo. Ao contrário de outros super-heróis, ele não tem superpoderes, apenas habilidade física e perícia com armas. Nas florestas de Bengala onde atua, o herói é tido como imortal e indestrutível, mas na verdade, vários membros da mesma família assumem sua identidade.

O Fantasma tem dois anéis: um com a marca do bem, que aplica nas pessoas que quer proteger, e o outro com a marca da caveira, que usa para marcar criminosos. Anda sempre na companhia do lobo Capeto, do cavalo Herói e, ocasionalmente, de um falcão treinado chamado Fraka. Em 1978, ele casou com Diana Palmer, com quem teve os gêmeos Kit e Heloise.

A MARVEL COMICS já produziu um filme em 96, mas que não chegou aos pés do que realmente simboliza o espírito que anda. Fantasma, tem a possibilidade de ser refeito, sem uma confirmação nesses últimos 3 anos, mas enrredo e produção já estavam encaminhadas pela própria Marvel. Com os temas mais adultos aposto que consigam acertar a produção dessa vez, e não o carnaval colorido que fizeram na produção passada, no estilo assassinato do BATMAN FOREVER, com carro tubarão e aquele monte de cores usadas nas roupas e cenários.



Algumas curiosidades sobre o Fantasma.

1. Criado em 1936, é o primeiro super-herói mascarado das histórias em quadrinhos; afinal, se o Batman é super sem poderes, por que ele não?

2. Seu criador, Lee Falk, falecido em 1999, cuidou pessoalmente da trajetória do herói por mais de 60 anos, um marco.

3. Nosso justiceiro é conhecido por vários apelidos legais. O Espírito-que-anda, o Homem que nunca morre, o Guardião das Trevas Orientais e outros.

4. O Fantasma tem o anel da caveira, na mão direita, um símbolo que marca permanentemente aqueles punidos pelo Espírito-que-anda, com o sinal de um crânio.

5. Na mão esquerda, um anel com a marca do bem, simbolizando proteção. Aqueles que detêm este símbolo estão sob o zelo do Fantasma.

6. A selva tem vários ditados sobre o Fantasma, conhecidos por todo o continente. Alguns deles: "O Fantasma é violento com os violentos", "Dá medo ver o Fantasma enfurecido", "A voz irada do Fantasma gela o sangue do tigre", "O Fantasma atira mais rápido que o olhar" e outros.

7. Sua origem é marcante e conhecida por todo fã de quadrinhos que se preze: há mais de 400 anos, uma embarcação foi atacada por piratas Singh. O filho de um lorde inglês, que sobreviveu na costa de Bangala, foi acolhido por pigmeus Bandar, e jurou sobre o crânio de um criminoso que ele e seus descendentes lutariam contra o mal.

8. O juramento da caveira é famoso: "Juro que dedicarei toda minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".

9. De pai para filho, uma herança é passada. Sempre com o mesmo uniforme, e por séculos combatendo a vilania, surge o mito da imortalidade. O atual herói é da 21ª geração.

10. Ele mora na Caverna da Caveira. O Batman que nos perdoe, mas isto sim é uma moradia de assustar!

11. Em seu lar, existem dois aposentos com tesouros. Num deles, ouro, prata e jóias preciosas garantem o financiamento necessário para manter a eterna luta contra o mal. No outro, peças dignas de um rei: a espada Excalibur, a lira de Homero, a trombeta de Rolando e outras.

12. Toda a história da dinastia de heróis fica registrada para seus descendentes, por meio de uma biblioteca com as crônicas de todos seus antepassados, escritas à mão.

13. Essas crônicas são um capitulo à parte na mitologia do personagem, pois são como um guia para ajudá-lo a resolver problemas, além de permitirem um ótimo gancho para o desenvolvimento de roteiros sobre a dinastia do herói.

14. O Fantasma conversa com os ancestrais. Em tom de respeito e seguindo uma longa tradição, a Caverna da Caveira conta com uma cripta, na qual estão os 20 antepassados da linhagem, aos quais ele apresenta sua esposa e, posteriormente, seus filhos.

15. Quem precisa de computador para saber das coisas? O velho Mozz conhece tudo e um pouco mais: é o maior contador de histórias da selva, e está sempre pronto para auxiliar o herói com informações diversas.

16. Rex King, um jovem adotado pelo Fantasma e que participa de suas aventuras, foi encontrado quando bebê por indígenas, dentro de uma balsa. Posteriormente, descobririam que o jovem era príncipe de um local chamado Baronkhan.

17. Guran, chefe dos pigmeus Bandar, é o grande amigo e parceiro do Fantasma, desde sua infância. Ele cuida da residência e dos pertences do herói quando este sai em missão, além de ter conhecimentos medicinais e de várias vezes ajudar o Fantasma quando em apuros.

18. O Fantasma criou uma força policial chamada Patrulha da Selva para ajudá-lo em sua empreitada de proteger a lei e manter a paz. Os dirigentes nem desconfiam quem possa ser seu misterioso chefe, que transmite ordens sem se identificar.

19. O primeiro comandante da Patrulha da Selva foi ninguém menos que o pirata Barba Ruiva! O sexto Fantasma partiu para resgatar uma rainha, derrotou os piratas e desafiou o capitão dos vilões para um duelo. Como vencedor, tornou-se comandante dos mesmos e selecionou os melhores para garantir a lei nas selvas, colocando Barba Ruiva como o primeiro comandante. Séculos depois, Coronel Weeks, já aposentado, e Coronel Worobu são outros importantes chefes da Patrulha.

20. Como se corresponder na selva? Isso não é problema para o Fantasma: um correio de macacos faz agilmente o transporte de cartas importantes destinadas ao nosso herói.

21. Quem não dormiria sossegado morando numa tribo de terríveis pigmeus, armados com flechas envenenadas para garantir um sono tranqüilo ao incansável paladino da justiça?

22. Ele atende às tribos locais sentado num trono, com caveiras esculpidas nas pontas!


23. No meio da selva, uma visão de intimidar. Uma enorme montanha tem as feições do herói, é a Cabeça do Fantasma.

24. O Fantasma namorou e noivou por quase 40 anos com Diana Palmer, antes do casamento, um verdadeiro recorde de causar inveja a qualquer solteirão convicto!

25. Mais um duro desafio para o herói. Pior que enfrentar um tigre dente-de-sabre, só mesmo encarar a terrível sogra! Lily Palmer não gostava muito do genro, que considerava um tanto quanto estranho. Mas o Fantasma foi em frente, tomou coragem e pediu a mão de Diana em casamento.

26. Pelo menos dezesseis homens, ao longo das histórias do Fantasma, tentaram casar com a bela Diana. Alguns por bem, outros por mal, mas o Espírito-que-anda deixou a concorrência para trás.

27. Que tal ter como animal de estimação um belo e selvagem Lobo? Pois nosso herói tem, e seu nome é Capeto, fiel e inteligente, sempre pronto a tirar seu dono de apuros terríveis.

28. Não é só um lobo que compõe a galeria de animais de estimação: o cavalo branco Herói, e também um elefante, uma pantera e um falcão colaboram com o Fantasma.

29. A Ilha do Éden é uma reserva natural à qual só o herói tem acesso, onde diversos animais da selva vivem em harmonia. São leões, tigres, girafas, zebras, golfinhos e até um dinossauro!

30. Isso mesmo: um dócil estegossauro de estimação chamado Estego (ou Stegy) brinca com o herói e seus amigos nesta ilha.

31. A ilha abriga outras curiosidades, como Hzz, um ser que é antepassado dos homens.

32. A dinastia dos Fantasmas sabe como cativar as mulheres. A lua-de-mel acontece na Praia Dourada de Keela-Wee, cuja areia é ouro, e onde está a Cabana de Jade, repleta de pedras preciosas.

33. Mulheres importantes passaram pela linhagem dos Fantasmas, que foram casados com a filha de uma marajá, com uma neta de Cristóvão Colombo e até uma sobrinha de William Shakespeare.

34. As mulheres são fundamentais na vida do herói. Uma delas, inclusive, irmã gêmea do 17º Fantasma, tomou seu lugar enquanto seu irmão se recuperava de ferimentos, e atuou como heroína, com direito até a usar um uniforme.

35. Um herói misterioso e charmoso. Mas, ainda que mulheres rendam-se ao seu irresistível carisma, ele só tem olhos para Diana. Um partidão, elas diriam.

36. Diana sempre esteve à frente de sua época. Surge milionária, culta, praticamente de esportes, inclusive boxe, mas sempre feminina. Quando do pedido de casamento do Fantasma, impõe a condição de manter seu trabalho como voluntária da ONU.

37. Formatinho, formato americano, álbum, livro de capa dura e álbum gigante. Todas essas e muitas outras edições fizeram parte da mágica do Espírito-que-anda no Brasil, para deleite dos colecionadores.

38. Por aqui, ele passou por diversas editoras, como Saber, RGE (atual Editora Globo), Ebal e Opera Graphica, com inúmeras revistas publicadas e encantando milhares de pessoas, com lugar de destaque no coração e na mente de muitos leitores.

39. Poucos são os personagens dignos de ganharam uma edição especial contando como foram seu casamento e lua-de-mel e, ainda por cima, em capa dura. O Fantasma teve esse privilégio, num belo álbum da RGE.

40. Curiosamente, neste álbum consta que os direitos de publicação do volume eram da Editora Ebal, que os havia cedido para a realização da obra. Só o Fantasma poderia propiciar isso!

41. Esse álbum tem a curiosidade de trazer o primeiro casamento de um herói uniformizado dos quadrinhos, já que a maioria gostava mesmo é de namorar. No máximo noivar, e olhe lá!

42. Entre os convidados no casamento do Fantasma, alguém pra lá de especial: o mágico Mandrake! Por motivos especiais, seu nome não podia ser citado, então ele é apresentado como um amigo do príncipe Lothar.

43. A RGE (atual Editora Globo) foi, sem dúvida, a grande casa do herói no Brasil, com séries mensais, almanaques e mais. Mas também merecem destaque cinco belíssimos álbuns lançados pela Editora Ebal, entre 1979 e 1980, com a infância do herói e a primeira aventura publicada, contra os piratas Singh.

44. Nesta primeira aventura o Espírito-que-anda matou tubarões, salvou e beijou em rompantes de paixão Diana várias vezes, quase morreu, foi das selvas para a profundeza dos mares, enfrentou dezenas de vilões, saltou de um avião em movimento, foi salvo por uma vilã. Ufa! E era só o começo.

45. O álbum com a infância do Fantasma apresenta a trajetória de Kit Walker, desde seus primeiros dias até a maturidade, numa bela trama explorando desde a natural insegurança do jovem quanto ao seu futuro até assumir o manto de sua linhagem.

46. Esta aventura conta como foi o primeiro encontro (cronologicamente falando) do bravo jovem com sua futura esposa, Diana Palmer.

47. Também nesta história, ele é curiosamente chamado de "Kip" Walker, que seria mudado posteriormente, e em definitivo, para "Kit" Walker.

48. Com dez anos de idade, Kit surrou um marinheiro enorme e os valentões da escola. Ainda um adolescente, nocauteou o campeão mundial de pesos médios que fazia uma apresentação em seu colégio. É o herdeiro de um legado!

49. Uma edição especial da RGE trouxe a trama Os Bebês do Fantasma. O herói é mesmo viril: teve logo um casal de gêmeos com Diana, para garantir a linhagem. São eles Kit e Heloise.

50. Revistas publicadas por aqui já distribuíram, entre outros brindes, adesivos e até um anel da caveira! Quanta alegria para os jovens leitores da época.

51. Não se pode esquecer das incríveis tiras de jornais, que por décadas compareceram diariamente (e ainda são publicadas) em inúmeros periódicos ao redor do mundo.

52. O Fantasma fez sua estréia no Brasil no suplemento Correio Universal, em 28 de março de 1936 (pouco mais de um mês após seu surgimento nos EUA), com o nome de Fantasma Voador. O curioso, é que ele nunca voou!
53. Diversos artistas de renome marcaram o personagem com seus traços únicos, tendo entrado para a história dos quadrinhos. Os maiores destaques são Ray Moore, Wilson McCoy e Sy Barry.

54. Ray Moore tinha um estilo clássico, elegante, permeado por sombras, e foi quem criou a concepção gráfica do herói. Para muitos fãs ele foi o grande expoente do traço à frente do Fantasma, e trabalhou entre 1936 até 1942.

55. Wilson McCoy era assistente de Moore. Muitos consideram que, devido a seus traços rudes e caricatos, tenha sido o pior desenhista do Fantasma. Mas era competente na narrativa, e ficou responsável pela arte por muitos anos, de 1942 até 1961, quando faleceu.

56. Sy Barry assumiu em 1962, com um estilo limpo, claro, porém citado como impessoal. Ele foi ajudado por diversos artistas fantasmas, inclusive brasileiros.

57. Artistas brasileiros cederam seu talento para abrilhantar as aventuras do Espírito-que-anda. André LeBlanc, brasileiro naturalizado (era haitiano de origem), já falecido, foi o responsável pela arte do casamento do herói. Outros, ainda, foram responsáveis por histórias produzidas em nosso país, e que não eram creditadas, como Walmir Amaral e Júlio Shimamoto.

58. Um personagem que chegou a estar entre os seis mais conhecidos dos quadrinhos, e que em seu melhor momento teve milhões de leitores ao redor do mundo, é sempre digno de homenagens e lembranças.

59. Leitores famosos já renderem sua homenagem ou admitiram seu respeito para com este mito das HQs. Entre eles, Jô Soares, Federico Fellini, Umberto Eco e Mauricio de Sousa.

60. Imperialista? Racista? Colonialista? Muitos foram os rótulos apontados por historiadores e críticos ao herói. Mas nada que tenha abalado sua reputação em tantos anos de aventuras.

61. Um mistério que nunca foi revelado: ninguém pode ver o rosto do herói, a não ser sua esposa e filhos. Nem mesmo o leitor tem esse privilégio, já que a cara de Kit Walker aparece sempre com uma capa, chapéu e óculos escuros, ou então atuando com a máscara do Fantasma.

62. Ainda que não tenha mais publicações periódicas em bancas, o personagem regularmente volta a ser lembrado, seja pela mídia especializada ou em edições caprichadas como as que a Opera Graphica prometeu para breve. Lembrando que ele surgiu há 70 anos, é ou não é de se tirar o chapéu?

63. Nosso Fantasma foi vermelho! Reza a lenda que, por não se ter referências sobre a cor oficial do uniforme do personagem, que era roxo, a RGE teria adotado o vermelho nas capas da revista do herói, em 1953. Mas há controvérsias sobre o assunto, já que, anteriormente, ele apareceu na mesma cor no Correio Universal, Gazetinha, Globo Juvenil e no Gibi.

64. Roxo ou vermelho? Numa pesquisa realizada em 1989, a partir de uma minissérie publicada pela Editora Globo, os leitores optaram pelo uniforme roxo. Mas muitos fãs têm preferência pelo vermelho, até hoje.

65. Esta minissérie da Globo, intitulada O Fantasma, apresentou quatro edições em formatinho, numa trama com argumento de Peter David e desenhos de Joe Orlando, colocando em paralelo duas gerações do Fantasma combatendo piratas.

66. O Fantasma já esteve na tela grande, em duas produções. Em 1943, Tom Tyler participou de um seriado com 15 episódios fazendo o herói, e em 1996, um longa-metragem com o ator Billy Zane na pele do Fantasma.

7. O herói também participou de animações, como no desenho infantil Defensores da Terra, ao lado de personagens como Flash Gordon, Mandrake e Lothar, além do Fantasma 2040, com aventuras no futuro, apresentado uma nova geração na linhagem do herói.

68. Até hoje o personagem faz sucesso em países como Suécia e Austrália, inclusive com aventuras produzidas nesses países.

69. Além do Brasil, na França, na Itália e na Espanha seu uniforme era vermelho. Nos Estados Unidos, roxo. Na Austrália, verde. Na Nova Zelândia, marrom amarelado. Na Escandinávia, azul quase prateado. Ou seja, independente da cor, o Fantasma conquistava os leitores.

70. Tramas inteligentes e bem amarradas, um herói carismático, seqüências dignas de um filme, visual arrebatador e os mistérios da selva. Ingredientes que garantiram décadas de encantamento, os verdadeiros segredos da imortalidade do Fantasma!

71. Sargento Nascimento é descendente dos filhos do Fantasma, por isso ele usa a caveira.

6 comentários:

VIRGINIA CARRIERO disse...

OLá! que legal que achei o seu blog! eu sou fã do Fantasma (tenho o livro que saiu o casamento e a lua de mel) infelizmente, eu não tenho o livro da história dele e nem o livro dos bebês gemeos... um abraço!

jessica disse...

bom eu nao achei o que eu queria nao colocaram a historia certa desculpa por ser critica mas é a resl meu...

jessica disse...

bom eu nao achei a historia verdadeira que envolve o imperialismo...desculpa mas é minha opiniao......☺♥☻

jessica disse...

bom eu nao achei a historia verdadeira que envolve o imperialismo... nada ve...

Varadouro Sagrado disse...

Tudo bem, está registrado aqui, diga exatamente o que você procura então, se puder ajudar.

Edson Prestia disse...

Antes de mais nada quero parabenizá-los pela materia do Fantasma.
Tenho 64 anos e dos heróis em quadrinhos ele era o que eu mais admirava. Me lembrei de quase tudo o que foi relatado e por um certo tempo na década de 60 até cheguei a colecionar. mas a grana era curta e não dava pra curtir essa loucurinha. Lembro muito vagamente do episódio do casamento e do aparecimento do Mandrake junto com o Lothar. Mas esse, para mim foi o herói mais factível que existiu, pois como foi dito, não tinha nenhum super poder mas era muito mais atuante que a maioria daqueles que os tinham. Parabens aos criadores, desenhistas, editoras e todos os mais que levaram entretenimento SADIO e quase verídico a todos os seus leitores por todas essas décadas.