quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AGENDA COOLtural - SEMANA CHICO MENDES 2009



SEMANA CHICO MENDES

Já se passaram 21 anos desde aquele disparo que tirou a vida do líder Chico Mendes. Mas as sementes que ele nos deixou continuam rendendo bons frutos para as novas gerações. É em reconhecimento ao seu esforço e em memória de sua luta que, todos os anos, renovamos, na Semana Chico Mendes, o compromisso de perpetuar seus ideais de vivermos em um mundo sustentável.

Neste ano de 2009 as atividades da Semana serão voltadas para a Reserva Extrativista Chico Mendes, que completa em 2010 os 20 anos de sua criação. A programação tem início no domingo, dia 13, na capital Rio Branco, com a tradicional Corrida Pedestre Chico Mendes. A largada será dada às 17h no Palácio Rio Branco.

Dando seqüência às atividades, será realizado nos dias 14 e 15, na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, um ciclo de diálogos com os seringueiros e extrativistas. “Vida na Floresta” traz para a discussão diversos atores das cadeias produtivas da seringa, castanha e do manejo de recursos florestais, sempre valorizando o olhar dos próprios produtores e extrativistas sobre o seu trabalho. O ciclo encerra com os relatos de pessoas que têm a floresta como lar, mostrando as peculiaridades de suas vidas e valorizando a imensa riqueza que é a Amazônia.

As atividades em Rio Branco continuam até o dia 19, passando pelo Seminário “Projeto Seringueiro: Nos Varadouros da Educação”, em que professores e coordenadores do Projeto se reúnem para discutir sua atuação, além de lançar livro infantil de autoria dos alunos. Também acontecerá neste período o Seminário “Trajetórias de Lutas”, trazendo um resgate histórico junto aos educandos do Projeto Protejo, e o Seminário “Rota Turística Caminhos de Chico Mendes”, valorizando e discutindo a consolidação desta rota.

Em Xapuri a programação tem início no domingo, 20 de dezembro, com o “Dia Chico Mendes de Cultura”, em que acontecerão diversas atividades para crianças e adultos na escola do seringal Floresta, colocação Rio Branco. E no exato dia que marca os 21 anos do assassinato de Chico Mendes, acontece o lançamento do Cadastro Unificado da Resex Chico Mendes, além da programação tradicional que inclui a Caminhada ao Túmulo de Chico, a Missa em Memória, e, encerrando a Semana, a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania.

Outras atividades relacionadas à Semana já vêm acontecendo desde novembro, como a Oficina de Consulta do Projeto Pagamento por Serviços Ambientais – Carbono junto a seringueiros e extrativistas da Resex Chico Mendes, e o seminário em comemoração aos 30 anos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP).

Também estão abertas as exposições “Chico Mendes, o Homem da Floresta: 20 Anos de Saudade e Conquistas” e “Linha do Tucum – Artesanato da Amazônia”. As visitas podem ser feitas durante toda a semana na Biblioteca da Floresta.

A programação da Semana é realizada pelo Comitê Chico Mendes, com apoio do Centro dos Trabalhadores da Amazônia, Governo do Estado do Acre e Instituto Chico Mendes. As atividades são abertas ao público. Para mais informações sobre os eventos, os contatos podem ser feitos na Biblioteca da Floresta ou pelo telefone 3223-9939.

FONTE: www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br

PROGRAMAÇÃO

RIO BRANCO

Dia 13 de Dezembro – Domingo
Corrida Pedestre Chico Mendes
Tradicional prova do calendário esportivo acreano, a corrida reúne centenas de atletas em homenagem a Chico Mendes.
Saída às 17h do Palácio do Governo

Dia 14 de Dezembro – Segunda-feira
Vida na Floresta - Diálogos com os Seringueiros
Biblioteca da Floresta

Cadeia Produtiva da Borracha
Através de experiências como a fabricação de preservativos e a produção de Folha Defumada Líquida (FDL), seringueiros e outros atores destas cadeias falam sobre as diferentes etapas das produções, valorizando a ótica dos extrativistas que fazem desta atividade sua fonte de trabalho e renda.
Das 8h às 12h

Cadeia Produtiva da Castanha
Mostrando os diferentes olhares sobre a cadeia de produção, extrativistas e especialistas apresentam o processo por que passa a castanha produzida no Acre, desde a coleta na floresta até seu beneficiamento e industrialização.
Das 14 às 18 h

Dia 15 de Dezembro – Terça-feira
Vida na Floresta - Diálogos com os Seringueiros
Biblioteca da Floresta
Manejo de Recursos Florestais
Utilizar seus frutos sem prejudicar a natureza. Extrativistas contam suas vivências na mata com a prática de manejo sustentável de diversos produtos florestais, como a madeira, copaíba, jatobá e sementes.
Das 8h às 12h

Minha Vida na Floresta
A qualidade de vida é um bem inestimável para aqueles que habitam no seio da mata. Experiências bem sucedidas de vida sustentável na floresta são relatadas por seringueiros e extrativistas que convivem harmoniosamente com a natureza e dela tiram seu sustento.
Das 14h às 18h

Dia 16 de Dezembro – Quarta-feira
Seminário Projeto Seringueiro: Nos Varadouros da Educação
Programa pioneiro em educação, o Projeto Seringueiro possibilitou a alfabetização e contribuiu para a organização de movimentos das comunidades da floresta. Como resultado deste trabalho, será lançado o protótipo da nova publicação infantil, de autoria dos alunos, além de serem discutidos o histórico e os novos caminhos do Projeto.
OBS: Haverá a distribuição do livro “A história de Chiquinho”
Biblioteca da Floresta
Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Dia 18 de Dezembro – Sexta-feira
Seminário Trajetórias de Lutas
Resgate histórico de uma das principais lutas que a sociedade acreana enfrentou, o movimento seringueiro liderado por Chico Mendes é relatado por militantes da época, que fazem, junto aos educandos do Projeto Protejo, da escola Campos Pereira, uma análise dos reflexos vividos hoje em decorrência daquela luta.
Biblioteca da Floresta
Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Dia 19 de Dezembro – Sábado
Seminário Rota Turística Caminhos de Chico Mendes
A consolidação desta rota turística é resultado da trajetória dos movimentos sociais da floresta. Conhecer os Caminhos de Chico Mendes é reviver esta história.
Biblioteca da Floresta
Das 14h às 18h

XAPURI

Dia 20 de Dezembro – Domingo
Dia Chico Mendes de Cultura
Valorizar a cultura da floresta. Com esse ideal o Dia Chico Mendes de Cultura promove atividades com crianças e adolescentes, resgatando no ideário destes histórias, contos e causos que enriquecem a diversidade cultural dos povos da floresta.
OBS: Haverá a distribuição do livro “A história de Chiquinho”
Seringal Floresta – Colocação Rio Branco
Das 14h às 21h

Dia 22 de Dezembro – Terça-feira
Lançamento do Cadastro Unificado na RESEX Chico Mendes
Através do Projeto Resex Sustentável são identificadas todas as famílias que atualmente vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes, além de diagnosticada a situação social, econômica e ambiental das famílias e unidades de produção da Reserva, possibilitando assim subsidiar a implementação de políticas e ações necessárias ao desenvolvimento sustentável da Resex.
Colégio Divina Providência
Às 9h

Caminhada ao Túmulo de Chico Mendes
Caminhada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Xapuri até o túmulo de Chico, retornando à Igreja São Sebastião, simbolizando a caminhada feita no dia chuvoso em que foi enterrado Chico Mendes Seringueiro.
Saída do STR de Xapuri
Às 15h30

Missa em Memória
Missa em memória do líder Seringueiro Chico Mendes, tombado em luta na defesa dos povos da floresta.
Igreja São Sebastião
Às 16h30

Entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania
O Prêmio procura difundir a expressão florestania como um diferente conceito de vida, ligado à história, cultura e ao imaginário da sociedade, além de estimular as práticas comunitárias, projetos, programas e ações de incentivo à construção de uma nova realidade, propondo um modelo econômico que tenha a sustentabilidade como premissa.
Painel dos Mártires
Às 18h

Exposições
Chico Mendes: O Homem da Floresta - Vinte Anos de Saudade e Conquistas
Aberta desde dezembro de 2008, a Exposição apresenta diversos aspectos do homem Chico Mendes, mostrando elementos da vida no seringal e na floresta, do seu envolvimento político como líder sindicalista, até o seu assassinato, além do importante legado que ele deixou para os nossos povos. A exposição estará aberta até março de 2010.

Linha do Tucum – Artesanato da Amazônia
A exposição traz produtos da floresta e atividades sustentáveis realizadas pela comunidade da Vila Ecológica Céu do Juruá.
De 3 a 7 de dezembro

As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, sábados das 14h às 20h e domingos e feriados das 16h às 20h, na Biblioteca da Floresta.

Outras atividades

Dias 26, 27 e 28 de Novembro – Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado
Oficina de Consulta do Projeto Pagamento por Serviços Ambientais – Carbono
O Comitê Chico Mendes e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, juntamente com seringueiros e extrativistas, discutem o tema de Serviços Ambientais das florestas, além de apresentar e colher sugestões e recomendações para a elaboração e implementação do Projeto.
Biblioteca da Floresta - Abertura dia 26, às 8h30
Escola da Floresta - Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Dia 10 de Dezembro – Quinta-feira
Seminário 30 anos do CDDHEP
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP) completa neste mês 30 anos de luta e promoção dos direitos humanos no estado do Acre.
Biblioteca da Floresta
Das 8 às 12h e das 14h às 17h

Nenhum comentário: