terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FILMES e HQ's

Sinceramente existem quilos de filmes baseando em quadrinhos. Muitos são adaptações, mas quando você se dá conta e lê com calma o roteiro nota o quadrinho que o pessoal tira pra fazer o filme qu eestá assistindo.
Muitos filmes classe B e C entram nesse quesito facilmente. Muitos diretores famosos já fizeram filmes na linha trash que ganham espaço em grandes produções depois. Claro que existem grandes produções que são um fiasco. Gremlins é um exemplo, mega produção stevenspilperquiniana (que eu adorei por sinal) na classificação terror - SÉRIO EU DISSE TERROR!!!!!!!! - pessoal, todo mundo que assite aquilo se amarra na putaria dos bixos. Ok OK, esse não entra no enrredo de quadrinho mas é um referencia de mega produção para uma classificação que rapidamente muda hehehehe.



Então com base no contexto QUADRINHOS quero escrever a respeito de um Pato que achei massa na época que assisti. Bem depois descobri que se tratava de um personagem de quadrinhos.
O nome dele é Howard, o pato



Foi oficialmente confirmado o retorno de Howard, o pato, pela Marvel Comics.
Escrita pelo criador do personagem,Steve Gerber, e ilustrada por Phil Winslade com capas de Glen Fabry, Howard the Duck será uma mini-série em seis edições da linha Max, a nova e polêmica divisão adulta da editora. “Posso afirmar categoricamente que será Howard, o Pato, como nunca se viu antes”, promete o roteirista.
O principal impedimento para a realização da série era um antigo acordo entre a Marvel e a Disney, segundo o qual Howard precisava ser apresentado com um visual horrível, para mantê-lo bem diferente do Pato Donald. Gerber diz ter uma solução radical para o problema, já aceita pela Marvel, que “é uma dessas idéias que vai deixar as pessoas ou querendo a minha cabeça numa bandeja ou novamente me considerando um gênio maluco – ou, o que é mais provável, as duas coisas”.



Howard, o Pato (Howard the Duck no original) é um personagem de HQs criado por Steve Gerber para a editora Marvel Comics. Sua série mostra as desventuras de um pato humanóide de péssimo temperamento que está preso num mundo dominado por humanos. As histórias de Howard são geralmente paródias de filmes de ficção científica e fantasia, contando com um texto afiado e combinando experimentações bastante em metalinguagem. Em 1986, a Lucas Arts Films produziu um filme sobre o personagem.
O filme conseguiu ser unanimidade entre a critica o publico em geral: todos o odiaram, embora hoje em dia exista uma pequena (bem pequena - eu estou nesse bolo) legião de "pessoas" que cultuem este filme. Esta foi a primeira aparição do personagem por estas bandas (excetuando-se uma breve aparição em uma história do Coisa), tanto que diversas pessoas não sabiam que se tratava de um personagem de quadrinhos.
As primeiras histórias de Howard serviram de inspiração para toda uma geração de artistas, principalmente no meio underground. Um dos casos mais perceptíveis deste fato foi a reformulação do Byrne da Mulher-Hulk, onde as referências a série original do pato eram tantas que, quando o Byrne resolveu deixar a revista, os editores da Marvel resolveram chamar Steve Gerber para o seu lugar. O escritor aproveitou a oportunidade para tirar sua criação máxima do ostracismo editorial e trouxe Howard para um arco de histórias. O roteiro, um confronto entre a dupla e a raça conhecida como os críticos, uma espécie de vigias que criticam os eventos que observam. Desnecessário dizer que os fãs do personagem adoraram.
Nos anos 90, Howard ganhou status de cult e tinha algumas aparições esporádicas como em Spider-Man Team-up. Mas o que fez com que seu nome voltasse a circular foi uma aparição na revista Geração X, em que o personagem aparecia como um motorista de caminhão, tudo isto graças a uma intervenção do desenhista Chris Bachalo, fã declarado do personagem. O sucesso foi tanto que mais tarde o personagem estreou uma minissérie ao lado de Franklin Richards e Homem-Coisa intitulada Daydreamers. Após isso o personagem só voltou recentemente em outra minissérie do selo Max, escrita por Steve Gerber. A história contida na revista ignorava qualquer coisa publicada após o número 29 da revista mensal do personagem (segundo o próprio escritor) e foi considerado como um dos materiais mais perturbadores lançados pela Marvel. A série recebeu algumas criticas muito boas, porém não teve um retorno de publico suficiente para justificar uma nova revista mensal.



CURIOSIDADES

  • O fato de Howard passar uma boa parte da minissérie do selo MAX transformado em outras espécies não é um mero exercício de criatividade do autor, e sim a decorrência de um problema legal com a Disney, pois havia um contrato que impunha transformações no personagem afim de eliminar semelhanças com o Pato Donald. Todavia, Gerber não gostou nem um pouco do visual permitido e resolveu transformar o personagem.
  • Na edição número 2 da revista bimestral, a equipe criativa de Howard é obrigada a mudar o visual do personagem (cumprindo o contrato assinado com a Disney), assim surge Wally Sidney (Sim, uma paródia de Walt Disney), que obriga o personagem a usar calças.
  • O visual rato da série MAX foi inspirado por outra publicação de Gerber e Gene Colan, Stewart o rato.
  • Em 1985, Gerber foi chamado pela Marvel para voltar a escrever uma revista mensal de Howard. Apesar de aceitar o convite, intervenções editoriais fizeram com que ele desistisse da idéia. Segundo consta, o escritor pretendia fazer uma grande paródia com os maiores crossovers da época, como Crise nas Infinitas Terras. Também estava em seus planos mostrar sua própria versão do Duckworld com personagens como Duck Strange e outros. O roteiro do que seria o primeiro número desta série se encontra disponível no site do autor.
  • Gerber parece ser fixado por patos. Além de Howard, ele criou (em conjunto com Jack Kirby) o Destroyer Duck para a editora Eclipse e Leonard the Duck para a editora Image.
  • Ainda sobre Destroyer Duck, ele foi uma criação de Gerber para levantar fundos para bancar sua batalha legal contra a Marvel.
  • O arco de Mulher-Hulk escrito por Gerber que conta com a participação de Howard foi desenhado por um jovem e, na época, desconhecido chamado Brian Hitch.
  • Além dos já citados encontros com Homem-Aranha, Mulher-Hulk e Defensores, o personagem já teve encontros com o Son of Satan, Gambit, Coisa e até mesmo com a banda de rock Kiss. Também devemos citar a "fusão" do personagem com o Lobo no mega-cross DC vs Marvel.
  • Na serie X-Men: Animated Series pode se ver Howard em uma camiseta usada pelo Fera na saga da fenix pt.2.
  • Em marvel zombies vs. army of the darknesshoward pode ser visto mordendo Ash Willians(da serie uma noite alucinante) nas edições #2-3

Imagem © Marvel Comics

Um comentário:

PunkRider! disse...

Sinceramente conheço pouco de Howard. Conheci o filme e a versão zumbi.
Tenho q ler mais desse cabôco apatuado pra módi solidificar uma opinião desse moço!

Um forte abraço!

===
=( 8^) )>