terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

30 de Janeiro - Dia do Quadrinho Nacional

'Em 30 de janeiro de 1869, o autor naturalizado brasileiro, Angelo Agostini produziu e publicou a primeira história em quadrinhos seriada no país, com personagem próprio. "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte", veiculou no periódico VIDA FLUMINENSE e é considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo. O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, foi instituído há 23 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo.'

Bem, pra nós da revistaria e pra muita gente esse dia não é só mais um dia, bem nenhum dia é um dia apenas, mas, se trata de um dia comemorando o quadrinho, charge, traços firmes, grosseiros, delicados, a arte da idéia no papel... o quadrinho nacional e internacional, que cada vez mais ganha forças e espaço no comercio e no dia a dia das pessoas. Acho isso maravilhoso pelo fato de que ele - o gibi - não é mas mal visto ou pelo menos não visto com tanto pre-conceito. Do tipo - manhê me dá dinheiro vou comprar gibi - Páahhh - tome no pé da orelha muleque, vai estudar vagabundo. 
O Quadrinho, Graphic Novel, Gibi é um meio alternativo de educação, os pais deveriam prestar mais atenção para os filhos que tem uma dificuldade na leitura, fazendo com que leiam gibis como Turma da Mônica, Padrinhos Mágicos, Turma do Mickey, que possuem uma leitura suave e de facil compreensão para as crianças.
Para os adultos e adolescentes temos um leque vasto indo do sombrio, investigativo ao sublime poder mágico e aventuras com hérois carregados de poderes e honra. Ah! politica, história, filosofia, poesia, magia, misticismo e etc... tudo.

Leiam...

Nenhum comentário: