segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

POLITICA vs POVO

Certa vez, conversando com dois vendedores de enciclopédias sobre cultura, educação e desenvolvimento, chegamos a palavra que nos preocupa ou esta em voga nesses últimos 8 ou poderia dizer 20 e tantos anos? Política.

Os dois vendedores são de São Paulo e estavam cumprindo metas para sua devida empresa aqui na região norte, e aqui no Acre/Rio Branco, ficaram apaixonados pela recepção que tiveram (ainda mais para a venda de um produto grandioso e de preço um tanto salgado) aqui na cidade, pelas pessoas, pela estrutura e o desenvolvimento que a cidade está tomando.

Comentaram que em São Paulo as pessoas já desdenham ou nem querem mais saber de produtos relacionados a educação, que, tudo anunciado via televisão é algo industrializado e não mostra a verdadeira realidade. A mídia de lá e corporativista e mecânica, e que, apostam no desenvolvimento e no povo do norte. Um, era petista roxo (camisa vermelha até pra vender) e o outro tinha até tese pelo PSDB, tinham sorriso no rosto e levavam na piada o que um tentava defender sobre cada um do seu partido de coração, e eu só olhando e sendo expectador, fazendo meu papel de povo. Cada um acusava isso ou aquilo, falava sobre projetos que ajudaram a melhorar o país nisso ou naquilo. Falavam de pessoas que despontaram na corrupção, quem roubou mais ou continua roubando sem que a justiça lhe caia sobre os pulsos.

Então depois de escutar muito fiz a pergunta: Gostaria de fazer uma pergunta apenas a qualquer político que fosse e obter uma resposta sem rodeios ou firulas políticas, quem vem primeiro o Partido ou o Povo?

O Petista rapidamente tomou a frente do colega e do partido (claro!) defendendo-o de que sempre o PT estava a frente por causas do povo, dos trabalhadores, símbolo disso aqui é Chico Mendes, por que ele isso ou aquilo, seu colega só ficou rindo. Então, justifiquei, que a pergunta seria feita devido o que vivemos e vemos, comentei que tinha feito uma charge na quinta série onde um político visita bairros com esgoto a céu aberto, lixo nas ruas, greves por falta de pagamentos, desempregos e depois disso ele sobe em um palanque e promete tudo o que sempre somos postos a escutar... só promessas.

Todos tem o mesmo ideal, todos tem o mesmo objetivo, melhorar educação, hospitais, criar empregos, criar estrutura e oferecer saneamento básico à todos... mas, se é a mesma coisa porque homens diferentes, partidos diferentes e escudos diferentes? Não é o povo que será agraciado? Porque defender quem fez isso ou aquilo, eles deveria só juntar forças e fazer, simples assim, mas essa Utopia é longe e inpossivel pelos homens que estão a frete dos partidos e da política nacional. E pelos objetivo que devem ser alcançados por eles (interesse pessoal ou partidário).

Os petistas eram a esquerda que gritava pelo povo, mas vejam só, com a chegada no poder se tornaram seu maior pesadelo, seu maior inimigo, a direita. E a direita se tornou a esquerda, e enquanto isso, o povo assiste cada vez mais incrédulo e descon-tente, sem esperança e colocando como lideres de nosso pais, qualquer um, sem estrutura, sem educação, sem estudo, sem escrúpulos...seremos pra sempre um gigante deitado eternamente? Sem se salvar de parasitas e conseguirmos nos erguer e dar passos largos e firmes?

Nenhum comentário: