domingo, 22 de fevereiro de 2009

SAMURAIS das FLORESTAS


Gosto muito da cultura japonesa, o trato com as plantas - Ikebana - o respeito, a educação, a postura correta, os ritos com seus ancestrais e a devoção pela busca espiritual ao seu máximo. Adiquirimos muito conhecimento e aprendemos até hoje com o passar dos anos, com a chegada desses admiravéis homens e mulheres, crianças e idosos que chegaram carregando experiencia em suas bagagens e tristeza pela saída de sua terra natal, dos seus devidos lares, deixando assim recordações de infância e de família para trás.

Sensei Jorge Kishikawa do Instituto Niten de Kendô
Poderiamos ficar citando muitas coisas que herdamos
desde a chegada deles. As que mais fico preso são a cultura ligada aos samurais e o Aikidô. Me adimira o fato dos samurais serem uma casta de guerreiros, mas tratá-los somente por isso parece limitado e incapaz de realmente mostrar o significado que eles exerceram no Japão feudal. O maior simbolo deles para o Ocidente e acredito para o Oriente também é o Kensei Miyamoto Musashi.



E o Aikidô, bem essa tem uma influencia verdadeiramente forte sobre minha pessoa, por ser uma arte marcial (também!) nova, muito do que seu fundador O Sensei Murihei Ueshiba deixou permanece vivo entre linhas de escrituras e ensinamentos passados para seus alunos - acredito que muito deles ainda vivos. O Aikidô preza a busca espiritual e o redirecionamento da energia do atacante contra ele mesmo, assim mostrando um caminho melhor para tanta energia mal posta ou devidamente mal empregada. O Aikidô tenta através de seus praticantes permanecer em harmonia com o Todo e assim com ele mesmo - Conhece a Ti mesmo.

Sensei Murihei Ueshiba
Bem, e com isso tudo chegamos a conclusão a respeito de outros samurais. Nossos samurais da floresta. O povo da Floresta, gente bem antiga, harmoniosos com a natureza, com a floresta, com o Todo.
O povo nativo de nossas veias verdes, acordam cedo, tem rotina bem trabalhadora, são dedicados, só pegam o que necessitam, respeitam e fazem orações a seus antepassados, respeitam e temem os espiritos da floresta, são mestres em arcos e flechas, caça, rastreamento pela floresta, pegadas, caçam com facas especiais e em seus ritos possuem tributos, honrarias e adorações aos deuses.

A postura dos índios e dos samurais em alguns aspectos se assemelham.


Nenhum comentário: